Abertas inscrições para o Sisu 2018

As inscrições para o Sisu já estão disponíveis, confira as informações logo abaixo.

Postado em 24/01/2018.

Já estão disponíveis as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que começam no dia 23 e vão até a próxima sexta feira dia 23 exclusivamente no site, sem que ocorram cobranças de taxa.

No total serão oferecidas 239 mil vagas em pelo menos 130 instituições, dentre elas universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, além de instituições estaduais.

Deverão se inscrever neste processo os estudantes que participaram do Enem 2017 e que obtiveram uma nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros, os participantes menores de 18 anos de idade, durante o primeiro dia de realização das provas.

Abertas inscrições para o Sisu 2018

Como se inscrever neste processo?

Para que possa se inscrever neste processo o candidato precisa do número de inscrição e de senha cadastrados junto ao Enem de 2017. Para isto é necessário ficar atento aos documentos que são exigidos pelas instituições para que ocorra a efetivação da matrícula no caso de aprovação.

O Sisu foi desenvolvido para selecionar os candidatos para vagas de instituições públicas de ensino superior que deverão utilizar a nota do Enem como a sua única fase de processo de seleção. A partir disto, a seleção é realizada com base na nota que for obtida pelo candidato, no portal é possível consultar vagas disponíveis, pesquisando desta forma instituições e seus cursos participantes.

Veja o cronograma completo do Sisu:

  • De 23/1 até 26/1: Este será o período de inscrições, as notas de corte serão divulgadas nas datas de 24 a 26/01.
  • Em 29/1 temos o resultado da chamada regular.
  • No dia 29/1 até 7/02 temos o prazo para participar da listagem de espera.
  • Para as datas 30/1 a 7/2 ocorrerão as matrículas da chamada regular.
  • Na data de 9/02 haverá a convocação de candidatos em listagem de espera pelas instituições a partir desta data.

Ao final das inscrições, é necessário que o candidato escolha a modalidade que deve concorrer: Livre concorrência ou Cotas.

Livre Concorrência:

É quando qualquer pessoa poderá se candidatar nessa modalidade, desta forma não existe uma restrição em disputa. No caso de optar por esta modalidade você deverá concorrer com todos os alunos de forma igual.

Cotas:

No caso das cotas, se você escolher em participar desta modalidade, nem todos poderão participar, existem diversos critérios que são estabelecidos e impostos pelo SISU entre eles podemos citar as situações de alunos de escolas públicas, estudantes de baixa renda, bem como ações afirmativas, que nada mais são do que cotas para negros, indígenas e também pardos.

O Sisu é um programa de grande destaque que foi criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e conta como objetivo a possibilidade de jovens entrarem em universidades públicas, estas financiadas pelo próprio governo de forma totalmente gratuita.

Bem diferente do FIES e do ProUni, os SISU são válidos apenas para instituições de ensino públicas do país, bem como instituições federais no entorno de todo o país.