Veja como fazer as inscrições para o Fies do 2º semestre

O prazo das inscrições acaba no dia 28/07, este será o último processo que será realizado nos moldes atuais.

Postado em 31/07/2017.

Obter um diploma universitário que possibilite uma carreira de sucesso é um sonho que já foi acessível somente para poucos afortunados. E por mais que as pessoas tivessem esta oportunidade, o governo federal acabou criando o FIES, para facilitar os estudos de pessoas mais pobres, um programa de financiamento voltado para alunos de graduação matriculados nos cursos presenciais de instituições pagas.

O sistema há alguns dias foi aberto pelo MEC para a solicitação de inclusão de bolsa, haverá em breve alterações nas regras, mas é interessante se preparar com as regras atuais, que exigem diversos documentos e contam com prazos rígidos a serem respeitados.

Veja como fazer as inscrições para o Fies do 2º semestre

Quem tem direito de participar do FIES 2017 no formato atual?

Como requisitos para participar do Fies é necessário levar em conta alguns pontos, como por exemplo:

Renda familiar bruta, antes de descontos com impostos per capita máxima que deverá ser e três salários mínimos.

Os estudantes precisam ter feito o Enem de 2010 em diante, e obtido uma nota mínima de 450 pontos e não pode zerar a redação.

Os alunos não podem ter um diploma de ensino superior, e além disto deverão estar com a matrícula regular junto da instituição de ensino.

Os estudantes não podem ser beneficiados pelo Prouni, e a instituição a qual estiver matriculado precisa ser de participantes do Fies, além de contar com uma avaliação positiva no programa do MEC. As informações completas das faculdades que estão habilitadas no site do programa podem ser visualizadas através do site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Como realizar a inscrição no FIES 2017?

Se você é um candidato que se encaixa em critérios do Fies, é a hora de realizar a sua inscrição através do FIES 2017.

Para se inscrever o processo é simples, você precisa inicialmente acessar o portal do Sistema de Seleção do Fies – FIES Seleção seguindo um passo a passo para realizar seu cadastramento. Além de contar com seus documentos pessoais em mãos, o CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido.

Logo em seguida, você deverá contar com cinco dias corridos, ou seja, os finais de semana e feriados que também contam, para acessar o portal do SisFIES e informar os dados de seu financiamento. Existe uma recomendação para não deixar para a última hora, já que você poderá ir atrás de alguma informação e o prazo das inscrições pode ficar comprometido.

Procure também validar as informações em sua instituição de ensino. Solicite informações através da comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento a CPSA. Todas as instituições participantes do FIES são obrigadas a contar com uma CPSA e é ela quem irá fazer esta validação, mais uma vez, procure ter atenção para os prazos o que nesta situação é de dez dias após a inscrição pelo sistema. Neste momento é necessário ainda decidir se irá fazer seu financiamento através do Banco do Brasil ou pela Caixa, determinando que tipo de agência irá utilizar.

Assim que suas informações forem validadas, procure se dirigir a agência escolhida e faça a contratação deste financiamento.

Alguns documentos necessários para se inscrever

Documento de regularidade de inscrição emitido pela comissão permanente de supervisão e acompanhamento do FIES.

O termo de concessão ou atualização de usufruto de bolsa parcial do ProUni quando este for o caso, além de documentos de identificação.

CPF próprio, se for menor de 18 anos de idade, e não emancipado, além de CPF de seu representante legal.

Caso seja casado, procure pela certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, bem como comprovante de residência.

Se sua renda familiar bruta per capita for maior do que um salário mínimo, é necessário ter um ou mais fiadores, esta será a garantia do seu empréstimo. Confira as regras completas através do portal do Fies http://fiesselecao.mec.gov.br/.