Confira o passo a passo para inscrição no FIES

A inscrição é bastante simples de ser realizada, mas é fundamental ter atenção aos dados e saber calcular corretamente a renda familiar.

Postado em 17/07/2017.

Contar com um diploma universitário que possa gerar uma carreira bem sucedida e que já foi um sonho acessível somente para quem poderia. Para as pessoas contarem com essa oportunidade, o governo federal acabou criando o FIES, também conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, um programa de financiamento voltado para os alunos de graduação devidamente matriculados em cursos presenciais das instituições particulares pagas.

Além disto, no último dia 30 de janeiro, o MEC acabou abrindo o sistema para a solicitação de aditamento dos contratos. Ou seja, os alunos que contarem com um financiamento que devem solicitar a sua renovação, o que deverá ser feito sempre semestralmente.

Para quem for solicitar um financiamento pela primeira vez, os prazos de inscrição devem ocorrer entre os dias 7 a 10 de fevereiro. A partir disto, o MEC acabou adiantando que houve alterações em regras, mas é interessante ir se preparando com as regras atuais, o que exigem diversos tipos de documentos e existem muitos prazos rígidos.

Confira o passo a passo para inscrição no FIES

Requisitos para solicitar a inscrição

Saiba que a renda familiar bruta., antes de descontos, como por exemplo os impostos, per capita máxima deverá ser equivalente de três salários mínimos.

Os estudantes ainda precisam ter feito o Enem de 2010 em diante, obtendo uma nota mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação da prova.

Os alunos não poderão ter um diploma de ensino superior, nem deverão estar matriculados regularmente na instituição de ensino.

Os estudantes não poderão ser beneficiados pelo Prouni, além disto a instituição que está matriculado precisa ser participante do Fies e deverá contar com uma avaliação positiva do MEC. É possível visualizar se sua faculdade está habilitada para isto através do portal do Fies no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Qual o processo de inscrição para o Fies?

No caso de você se encaixar nos critérios informados acima, esta é a hora de você fazer a sua inscrição junto ao FIES 2017. Saiba como proceder abaixo.

Comece acessando o site do Sistema de Seleção do Fies o FIES Seleção, e então siga o passo a passo para se cadastrar. Em seguida procure ter seus documentos pessoais em mãos, como CPF, data de nascimento e ainda um endereço de e-mail válido.

Posteriormente você irá contar com cinco dias corridos, ou seja, finais de semana e feriados também devem contar para que você acesse o SisFIES e informar todos os dados do seu financiamento. É recomendável que não se deixe para a última hora, pois você poderá ter de contar com alguma informação pendente e o prazo poderá ficar comprometido também.

Procure também validar as informações juntamente as instituições de ensino. Pergunte pela comissão permanente de Supervisão e Acompanhamento. Todas as instituições que participam do Fies possuem a obrigação de contar com uma CPSA e com isto é ela quem irá fazer a validação. Procure mais uma vez procure ter atenção para o prazo que nesta situação será de até 10 dias após as inscrições do Sis Fies. Neste momento é interessante decidir se irá fazer seu financiamento junto ao Banco do Brasil ou pela Caixa e determinar que agência irá utilizar.

Levando em conta informações já validadas, procure se dirigir á agência de sua escolha para realizar a contratação do financiamento.

Concluído a solicitação de financiamento, os alunos precisam pagar trimestralmente uma taxa que varia entre R$ 50 a R$ 150, este que é um valor correspondente a juros de financiamento.

Além disto, o FIES financia até 100% da mensalidade do curso, dependendo dos fatores como demanda por financiamento, situação sócio econômica do aluno, entre uma série de outras coisas.