Abertas inscrições para o FIES 2018

Os contratos deverão seguir novas regras do programa, estas que foram aprovadas no ano passado.

Postado em 21/02/2018.

Já estão disponíveis as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. Esta é uma iniciativa que utiliza os recursos do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, e é devidamente coordenada através do Ministério da Educação o MEC.

Os períodos vão até o dia 28 de fevereiro, a partir disto, os contratos deverão seguir novas regras para o programa, estas regras que foram aprovadas no ano passado. A previsão é de que o governo possa atender a pelo menos 310 mil pessoas no ano de 2018.

Abertas inscrições para o FIES 2018

Os valores disponíveis para o FIES são relacionados a financiamento de alunos em cursos superiores privados, desde que esses cursos contem com uma avaliação positiva determinada pelo MEC. Este montante a ser pago dependerá da fórmula que leva em conta o preço da mensalidade, bem como a renda familiar dos candidatos.

Foi determinado recentemente que os limites de financiamento é de no máximo R$ 30 mil por semestre e no mínimo de R$ 300.

Todas as condições estabelecidas de financiamento deverão ser estipuladas entre o banco que deverá conceder o empréstimo, com isto a instituição de ensino e o aluno. Depois da conclusão do curso, os valores de parcela dependerão da renda dos estudantes.

São duas modalidades de financiamento, entre eles o Fies e o P-Fies, estes que são estruturados em três faixas, a primeira delas contempla os alunos com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, estes que contam com juro real zero.

A segunda faixa envolve os alunos onde cada membro da família tenha uma renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a terceira por sua vez, a estudantes com o mesmo teto de renda familiar de outras regiões. Nestas situações, os juros deverão ficar um pouco acima da inflação.

Como se inscrever no programa?

Deverão se inscrever no programa os candidatos que tiveram uma média de ao menos 450 pontos no Enem e que não tenham zerado a redação. Uma outra exigência é que possa se encaixar dentro de limites de faixa de renda estabelecidos através do programa.

Com relação as inscrições, estas deverão ser realizadas no portal do MEC. Desta forma, o candidato deverá fornecer o número de seu CPF, a data de nascimento além de e-mail válido. Além de tudo isto, deverá informar renda familiar para comprovar que se encaixa em exigências dos programas diversos.

O calendário do FIES

Ao finalizar as inscrições no dia 28 de fevereiro, deverão ser divulgados resultados de pré seleção e listagens de espera. As modalidades do Fies, deverão disponibilizar nomes no dia 5 de março, enquanto que a P-Fies irá tornar público os candidatos contemplados no dia 12 de março.

Além disto, quem for pré selecionado em modalidade do Fies, terá de 6 a 8 de março para fazer os complementos de sua inscrição. Para tirar todas as dúvidas, e obter outras informações sobre o calendário, ou outro aspecto desta seleção, os candidatos deverão acessar o portal oficial deste programa.