Dicas para as provas de exatas do Enem

Veja as dicas finais para a prova de Exatas do Enem.

Postado em 16/11/2017.

Já é fato que o primeiro dia de provas do Enem 2017 acabou ficando no passado, e não importa se você acabou indo bem ou mal, é necessário ainda encarar a prova de exatas, ciências da natureza e suas tecnologias, esta prova que deverá ocorrer no próximo dia 12 de novembro. Com isto, é importante se concentrar, respirar fundo, e visualizar algumas dicas importantes para encarar os próximos desafios.

Estudantes que prestam o Enem 2017, estão concorrendo a vagas em pelo menos 131 universidades federais, e estaduais, além das oportunidades equivalentes em 27 universidades portuguesas. Vale a pena estudar, e se dedicar ao máximo para ser contemplado, procure se lembrar que as provas serão mais conteudistas e menos conceituais do que nos anos anteriores, por isso é bom se preparar.

Confira algumas dicas de ouro para a prova de exatas do Enem:

Dicas para as provas de exatas do Enem

O cuidado com a prova

Saiba que a segunda prova do Enem deverá ter questões de matemática, química, física e biologia. A primeira dica para realizar a prova é procurar fazer uma revisão básica dos conteúdos mais importantes das disciplinas, mas procure fazer algo que não seja muito puxado. O interessante é procurar apenas tirar as dúvidas que ainda restarem.

Atenção a hora de descanso

A maioria dos professores indicam que para a segunda prova, os estudantes deverão estar acima de tudo descansados. É interessante que você procure sempre que possível fazer atividades que possam lhe auxiliar na minimização do sentimento de ansiedade, relaxamento e não tentar ainda revisar todo o conteúdo, já que isto poderá o deixar mais nervoso ainda e desgastado para estas provas.

Informações sobre as provas anteriores

Procure dar uma boa olhada nas provas dos anos anteriores, e analise o tipo de questão que costuma cair e ser cobrado no exame de exatas e ciências da natureza. A partir disto, você irá se preparar realmente para aquilo que é mais provável do que a prova do Enem 2017 deverá abordar. É fato que muitos conteúdos que geralmente são cobrados anualmente apareçam, entre eles as funções orgânicas, os cálculos estequiométricos, fusão nuclear, impactos ambientais, ecologia, genética molecular, teorema de Pitágoras, geometria, probabilidade, porcentagem, eletricidade, potência e ondulatória, entre uma série de outros conteúdos.

Cuidados antes da prova

Durante a véspera da prova, procure dormir bem cedo, e antes de se dirigir ao local do exame, é interessante fazer uma boa refeição. Procure não utilizar muitas bebidas energéticas ou outros tipos de estimulantes.

Cuidado na interpretação dos enunciados

Procure ler de forma atenta os enunciados de questões. A partir disto, a competência e interpretação de questões poderá auxiliar a responder de forma correta a prova de exatas. Além disto, como os enunciados são longos, procure não ter pressa para a leitura. Tente acima de tudo encontrar pontos principais da questão, e a partir disto, formule seu pensamento de forma lógica.

Muitas perguntas de exatas poderão ser solucionadas somente com uma interpretação correta, e com uma leitura atenta sem necessidade de qualquer tipo de cálculo ser realizado.

Procure principalmente responder as questões mais fáceis, deixando as questões mais difíceis para um segundo momento.

A prova do Enem do dia 12 de novembro conta com 4 horas e meia de duração, por isso é importante também saber administrar corretamente o tempo de provas, bem como as informações diversas sobre os conteúdos, interpretações e cálculos para que você não perca muito tempo, e não deixe a desejar na quantidade de qualidade de interpretação dos diversos conteúdos oferecidos na prova.