Dicas de estudantes nota mil na redação do Enem

O treino praticado de forma constante e a atenção a erros cometidos em estudos servem como pontos importantes para que se obtenha a melhor nota.

Postado em 15/03/2018.

Algumas personalidades do Enem como Débora Valença, Aline Maria Barbosa, Marcus Vinicius e Maria Juliana, fazem parte do pequeno grupo de 53 estudantes que conseguiram conquistar a nota máxima na correção da redação do Enem.

Entre as coincidências dos estudantes, estão o fato de estudarem em uma mesma escola em Fortaleza no Ceará, e também buscarem pela mesma carreira Medicina.

Vejamos as estratégias de estudo para a redação com algumas dicas oferecidas por estes estudantes.

Dicas de estudantes nota mil na redação do Enem

Faça treinos de forma constante

Pelo fato de escolherem um curso muito concorrido, a dedicação á prova de redação do Enem é bastante grande. Com isto de todas as áreas, essa é a única onde a nota funciona através do sistema tradicional de zero a 1000 o que significa que o candidato conta com uma chance mais concreta de conquistar 1000 pontos nesta correção.

Alguns dos alunos citados acima, apontam que quando estavam livres, faziam pelo menos três redações por semana. O importante, segundo eles, é fazer ao menos um texto por semana.

Todos os alunos faziam redações em casa, e pesquisar muito o assunto com antecedência é importante. Todos falam que no dia da prova não há o acesso a internet, mas é justamente por este motivo que este preparo precisa acontecer, o conhecimento de diversos temas quando chegar a hora da prova faz com que você esteja preparado para tudo o que vier.

Outros alunos por sua vez contam com a possibilidade de fazer ao menos um texto por semana, além de cursos de redação para ter um foco em produção textual. Com isto é possível treinar bastante até que se descubra a melhor forma de controlar o tempo e conquistar ainda mais confiança. O esforço, em sua opinião vale muito a pena.

Além de treinos, que os estudantes podem aproveitar para corrigir erros gramaticais e entender as correções dos professores antes do Enem e assim aperfeiçoar a sua escrita.

O repertório cultural também pode ajudar muito

O processo de leitura é fundamental para que se possa conseguir fazer uma boa interpretação de texto, e automaticamente uma melhor redação. Em contrapartida, não basta apenas ler muito, a quantidade conta muito menos do que a qualidade neste sentido.

Alguns dos estudantes citados acima, focam em livros de filosofia bem como sociologia para que tenham boas referências na hora de fazer citações em seus textos. Além disto, para ter uma boa ampliação de repertório cultural, é possível se utilizar as edições impressas que existem em alguns sites, além é claro de assistir filmes e séries.

Outros sugerem também a leitura da Constituição Federal para que tenha um repertório básico de leis, auxiliando a encontrar assim soluções para problemas oferecidos por temas do Enem.

Ao final das contas, não existe uma fórmula mágica para tirar nota mil, a dica que todos os estudantes precisam levar em conta é treinar muito. É fundamental se dedicar, já que quanto mais diversidade de assuntos se souber, mais treino tiver, melhor será reconhecer os erros e principalmente se aprimorar.