Confira os assuntos que mais caem na prova de matemática no Enem

Conheça os principais assuntos que caem na prova de matemática do Enem.

Postado em 16/11/2017.

Em diversos levantamentos realizados a partir de todas as questões das provas do Enem, entre os anos de 2009 e 2016, é possível contar com um quarto das perguntas de matemática, estas que giram em torno de dois assuntos de conhecimentos matemáticos, envolvendo as razões e proporções, bem como porcentagens e juros.

Ao todo, as áreas de conhecimentos numéricos do Enem respondem em torno de 41% de todas as questões da prova.

A partir disto, a matriz de conteúdos da prova de matemática do Enem, está relacionada em torno de pelo menos cinco áreas, as áreas de conhecimentos numéricos, bem como conhecimentos geométricos, algébricos, conhecimentos na área de estatística e a probabilidade, além de conhecimentos algébricos e geométricos.

Este levantamento acaba mostrando ainda que tipos de assuntos específicos acabaram exigidos de estudantes dentro das áreas. Veja alguns detalhes sobre os conteúdos em seguida.

Confira os assuntos que mais caem na prova de matemática no Enem

Os conteúdos de conhecimentos numéricos estão em primeiro lugar.

De todas as 360 questões de matemática, pelo menos nas últimas oito edições do Enem 41 delas pediram conhecimentos numéricos conforme o levantamento.

Entre os assuntos da área que foram mais frequentes podemos citar:Razões e proporções, bem como porcentagem e juros.

Operações em conjuntos numéricos, naturais, inteiros, racionais e reais.

Princípios de contagem e relações de dependência entre grandezas.

Conteúdos de conhecimentos geométricos são cobrados em segundo lugar.

Este é o segundo tema que cai na prova de matemática do Enem, geometria.

Entre os assuntos mais cobrados, podemos citar:Os comprimentos, áreas e volumes, bem como características de figuras geométricas planas e espaciais.

Grandezas, bem como unidades de medida e escalas, além de trigonometria de ângulo agudo.

Os conhecimentos algébricos

A Álgebra é cobrada de candidatos em pelo menos 54 das 360 questões. Diversos assuntos são abordados, e iremos apontar em seguida.

Nas provas equivalentes do Enem entre 2009 e 2016 os conteúdos que mais apareceram com relação a conhecimentos algébricos, podemos citar:Os gráficos e funções, além de funções algébricas de primeiro e segundo graus, funções polinomiais, racionais, exponenciais, e logarítimicas.As equações e as inequações, bem como as relações de ciclo trigonométrico, e as funções trigonométricas.

Os conhecimentos de estatística e probabilidade

Estes conteúdos estão em quarto lugar no tipo de conteúdo que mais cai de matemática nas provas do Enem. Analisadas as edições anteriores, a estatística e a probabilidade aparecem em pelo menos 52 questões do Enem. Entre os assuntos mais abordados, podemos citar as medidas de tendência central, as tendências médias, moda e mediana.

As noções de probabilidade, bem como a representação além das análises de dados, bem como conteúdos relacionados aos desvios de variância.

Em último lugar, podemos citar os conhecimentos algébricos, bem como conhecimentos geométricos

Estas questões que envolvem tanto os conhecimentos relacionados a álgebra, como os conteúdos de geometria, poderia responder por pelo menos nove questões neste período de análise do Enem.

Os conteúdos relacionados envolvem o plano cartesiano, em pelo menos 1%, os conteúdos relacionados a circunferências em 1%, além das grandezas, unidades de medidas, bem como as escalas, em algo em torno de 0,3%.

Estas são informações analisadas estatisticamente pelos organizadores do Enem e foram divulgadas por uma série de veículos oficiais de confiança, onde os candidatos poderão ter a certeza que nesta probabilidade as informações de matemática e cálculos que deverão estar disponíveis para a execução nas provas.

Procure se preparar melhor a partir destas possibilidades que sem dúvida alguma você irá se dar bem no Enem, estando melhor preparado e passando a frente de diversos concorrentes.